domingo, 15 de fevereiro de 2015

1 Milhão de sacos de plástico utilizados por minuto

Sacos de plástico: todos os números da nova revolução verde
 
"Por minuto são utilizados um milhão de sacos de plástico leves no mundo. Por ano, circulam 100 mil milhões na Europa e Portugal é um dos países europeus onde são mais utilizados e apenas uma vez, durante 25 minutos.
Os números são chocantes mas não revelam toda a história. Uma investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, realizado durante 2010 e 2014, revela que os sacos estão no topo da lista dos materiais que poluem as praias portuguesas – dos mais de 11.000 objectos recolhidos, 97% eram plásticos.

“A produção, transporte e tratamento é responsável pelo consumo de muitos recursos, incluindo água e petróleo. Em aterro, misturam-se com os resíduos; no ambiente podem permanecer mais de 300 anos”, explicou ao Diário Económico, esta sexta-feira, Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Quando hoje lhe pedirem €0,10 por um saco de plástico leve, pense que existe uma razão bem objetiva: os sacos de plástico prejudicam gravemente o ambiente e todos pretendem ver-se livres deles, das autoridades aos ambientalistas, e provavelmente até as empresas de distribuição."

ler mais aqui:
http://greensavers.sapo.pt/

Ver artigo relacionado (com Fotos) aqui:
 http://www.sabado.pt/Iframes/detalhe_multimedia.aspx?contentName=Multimedia&contentID=23181

Sem comentários:

Enviar um comentário