sábado, 24 de janeiro de 2015

Vulcões!




Katia e Maurice Krafft (1942-1991) e (1946-1991) 

    "Katia e Maurice Krafft - um casal de vulcanólogos franceses que pertence à lenda da comunidade científica das últimas décadas. Cientistas, mas também exímios caçadores de imagens, em filme e em fotografia, apaixonados «pelas montanhas vivas», segundo as suas próprias palavras - o seu nome é sinónimo de intrepidez: onde houvesse um vulcão em erupção, lá estiveram, na primeira linha. Vulcão! (Vulcano!)é um documentário sobre a atividade dos Krafft, mostrando-os em acção um pouco por todo o mundo, do Hawai à Indonésia, do Stromboli a Chichón."
Inúmeras, lindíssimas e impressivas imagens de diferentes tipos de atividade vulcânica - incluindo imagens de arquivo dos anos 30 - e também exemplos de erupções causadoras de catástrofes humanas, estão presentes neste videograma, onde surgem alguns fenómenos menos comuns, como as nuvens ardentes ou um lago de ácido sulfúrico. Não estão ausentes explicações da atividade vulcânica - desde logo a Teoria da Tectónica de Placas - mas o mais notável deste documentário são as poderosas imagens nele recolhidas, numa tónica de maravilhamento ante uma das manifestações mais impressionantes da atividade geológica do nosso planeta."

"Destemidos a presenciar a pouca distância erupções violentas, foram por isso considerados como loucos por muitos cientistas.  Os dois desapareceram, numa nuvem ardente, durante a explosão do vulcão Unzen, no Japão, em 3 de junho de 1991."

"Os cem existem"

"O PensActos abre 2015, ousando questionar: "Ir à Escola para quê?"
Numa época de crescentes incertezas e inquietudes, urge refletir a educação: o que é? Consistirá numa mera transmissão de conhecimentos? Qual o papel da escola e da família? Traduzirão os famigerados rankings um ensino de qualidade? As politicas educativas serão verdadeiramente inclusivas?
A próxima conferência-debate promete abalar (pre)conceitos e apreciar os contributos da escola na formação dos cidadãos portugueses. O elenco de oradores proporcionará o confronto de perspetivas diversificadas que uma vez mais estarão abertas a um debate final com o público.
Um encontro imperdível."





Realizou-se este encontro no dia 23 de Janeiro, pelas 21:30h, na remodelada Escola Secundária Augusto Gomes de Matosinhos,  num ambiente acolhedor em que as questões colocadas foram como "árvores numa floresta".

 
 
Citações e poemas para reflexão!


"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

 de Rubem Alves

 
 
 
"A criança não é
um recipiente que devemos encher,
mas um fogo que é preciso atear" de Montaigne
 
 
"Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro
podem mudar o mundo." de Malala  Yousafzai, jovem de 17 anos, laureada com o Prémio Nobel da Paz
 
 
"Na vida devemos fazer apenas aquilo que gostamos
e tudo aquilo que não gostamos  e que é necessário ao que gostamos", de Manuel António Pina.

 

"Estaremos a dar voz à criança para exprimir as suas emoções, os seus desejos de aprender, a exprimir as suas ideias acerca da realidade que a rodeia?"
 
 
As Cem linguagens da Criança
 
A criança tem cem linguagens
Cem mãos cem pensamentos
Cem maneiras de pensar
De brincar e de falar
Cem sempre cem
Maneiras de ouvir
De surpreender de amar
Cem alegrias para cantar e perceber
Cem mundos para descobrir
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e mais cem, cem, cem)
Mas roubam-lhe noventa e nove
Separam-lhe a cabeça do corpo
Dizem-lhe:
Para pensar sem mãos, para ouvir sem falar
Para compreender sem alegria
Para amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.
Dizem-lhe:
Para descobrir o mundo que já existe.
E de cem roubam-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia
A ciência e a imaginação
O céu e a terra, a razão e o sonho
São coisas que não estão bem juntas
Ou seja, dizem-lhe que os cem não existem.

 E a criança por sua vez repete: os cem existem!

 Loris Malaguzzi (1996)
 
 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Geodinâmica interna da Terra

Consequências da dinâmica interna da Terra. Atividade vulcânica
Dinâmica interna da
Terra
 
A utilização desta aula interativa auxilia a aprendizagem dos alunos no que respeita à atividade vulcânica como consequência da dinâmica interna da Terra.

http://brip.escolavirtual.pt/page.php/resources/view_all?id=7cn_06&rd=1

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sacos de plástico serão pagos a partir de 15 de Fevereiro


- Boas Notícias!


“No âmbito da reforma da Fiscalidade Verde, todos os sacos de plástico leves passam a estar sujeitos a uma contribuição de oito cêntimos mais IVA [ou seja, 10 cêntimos].


 Fonte

domingo, 14 de dezembro de 2014

Vulcão - Quando a ilha do Fogo se incendeia

Por
Estrutura de um aparelho vulcânico
Diz a Enciclopédia Geográfica que um “vulcão” é uma  “abertura que se forma num ponto fraco da crosta terrestre, através da qual são projectadas para a superfície lavas — rochas em fusão provenientes de grandes profundidades —, cinzas e gases”. E explica que o termo deriva de Vulcano, “o nome do Deus do fogo romano”.
A palavra “vulcão” aplica-se “à chaminé” e “à montanha cónica de lava e de outros resíduos que se forma à sua volta”. De tempos a tempos, arde. Na ilha do Fogo, em Cabo Verde, o magma começou a jorrar passados 19 anos de acalmia. O calendário assinalava 23 de Novembro. Notícia: “Ao 16.º dia de erupção, a lava do vulcão (...) já engoliu duas localidades, destruindo casas, edifícios públicos, estradas e campos.” A ilha incendiou-se e as povoações Portela e Bangaeira já não existem. “Não houve registo de vítimas na pequena ilha de 37 mil habitantes.” Em linguagem informativa, não haver “vítimas” significa que ninguém morreu ou ficou ferido. Impossível será avaliar o sofrimento de quem vê desaparecer a sua casa, a sua aldeia e grande parte da sua memória territorial. Tudo incendiado por “lavas que saem do vulcão com uma velocidade média de 20 metros por segundos”.
continua aqui

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Erupção do Vulcão da Ilha do Fogo (Cabo Verde)

Agência Lusa
http://observador.pt/2014/11/23/vulcao-da-ilha-fogo-em-cabo-verde-entrou-em-erupcao/
"O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou em erupção este domingo 23/11/2014, de madrugada e obrigou a um plano de evacuação em vários pontos da ilha, não havendo para já notícias de vítimas. A lava do vulcão está a sair por dois pontos e em curso está um plano de evacuação em vários pontos da ilha, sobretudo em Chã das Caldeiras.
A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado à proteção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou que os dados disponíveis apontam para que o incidente terá proporções idênticas às da registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.
A lava, segundo fontes locais ouvidas pela RCV, está a sair pela vertente sul, onde a estrada principal que liga a Chã das Caldeiras já está cortada, com a população a sair pela vertente norte, em direção a Mosteiros."
 
notícias relacionadas:
 
 
 

Dia 24 de Novembro - Dia da Ciência e Tecnologia

Rómulo de Carvalho: o Homem,o Poeta (Antonio Gedeão ), o Cientista
 
Comemoração do aniversário de nascimento de Rómulo de Carvalho (1906-1997)
Professor, Pedagogo, Autor de Manuais Escolares, Historiador da Ciência e da Educação, Divulgador Científico e Poeta (António Gedeão).


Poema
Lágrima de preta
António Gedeão (RÓMULO DE CARVALHO)

Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado

Olhei-a de um lado
do outro e de frente
tinha um ar de gota
muito transparente

Mandei vir os ácidos
as bases e os sais
as drogas usadas
em casos que tais

Ensaiei a frio
experimentei ao lume
de todas as vezes
deu-me o qu'é costume

Nem sinais de negro
nem vestígios de ódio
água (quase tudo)
e cloreto de sódio


Pedra Filosofal
Letra: António Gedeão
Canta: Manuel Freire









sábado, 22 de novembro de 2014

Comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia (C & T) - Zarco

Semana da Ciência e Tecnologia (C & T ) decorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro.
 

- Durante toda a semana decorrerá uma "Feira de Minerais, Rochas e Fósseis" promovida pelo grupo de Biologia e Geologia da Zarco.
 
 - Na 2ª feira - dia 24 - às 10h, no auditório da Zarco, para as turmas 10º1, 11º1, 11º2 e 12º1 realizar- se- à uma sessão de sensibilização sobre doenças renais com a participação de um médico nefrologista e um nutricionista. Será disponibilizada documentação aos alunos.

- Na 2ªfeira - dia 24 - das 15h às 16h, decorrerá uma palestra pela Dra. Lúcia Vasquez intitulada "Segredos e tesouros geológicos das paisagens em Portugal" dirigida às turmas de 10ºano.

- Na 2ª feira - dia 24 pelas 16h15,  decorrerá uma palestra alusiva ao ano internacional da luz que será em 2015.
 
- Para o 7ºano, na 5ªfeira - dia 27, pelas 14h, com  a duração de 50 minutos, realizar-se-á  no ginásio pequeno da Zarco, a atividade - "Planetário Móvel", desenvolvida pelo Grupo de Física e Química.

- 5ªfeira - dia 27 - às 15h15 será projetado o filme "BBC. Charles Darwin and the Tree of Life" (90 minutos) para as turmas do 11º Ano de BG, no auditório da Zarco.

MOODLE

Vão espreitar o Moodle, está atualizado com os materiais utilizados nas nossas aulas.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Estalactites e Estalagmites"

Experiência de simulação de "estalactites e estalagmites"
 
Montagem do dispositivo experimental.
Foram preparadas soluções saturados de sulfato de magnésio
(sal de Epsom)
 


As semelhanças estão relacionadas apenas com a forma do material, que se parece (!?) com as estalactites e estalagmites (fotos- mclameiras)

IMPORTANTE -
1º Não podemos esquecer que existem diferenças  ao nível da composição química, as estalactites e estalagmites são constituídas por carbonato de cálcio que forma os cristais de calcite (principal mineral do Calcário) e na atividade usou-se sulfato de magnésio.
2º Na atividade os cristais formaram-se a partir da evaporação de água, enquanto nas grutas cársicas formam-se por  precipitação dos sais de cálcio que a água acida transporta pela dissolução do calcário.
 
Rochas Sedimentares Quimiogénicas:
Algar da Malhada de Dentro (60m de profundidade)
Maravilhas de calcário do algar (estalactites, estalagmites e colunas)


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O que é o coral?


Recife de corais



Corais - animais do Filo dos Cnidários
Embora os corais possam parecer rochas e partilhem várias características das plantas, eles são animais. São invertebrados marinhos aquáticos (conhecidos por pólipos) que vivem nos baixios quentes das límpidas águas costeiras do mundo. Um enorme número de organismos marinhos vive entre os corais, tornando os recifes nos habitats mais abundantes e variados da Terra.
...
Como as medusas, os corais são cnidários, mas estão fixos por um tubo preso a uma superfície (geralmente, rocha) em vez de flutuarem livremente como elas. Os cnidários possuem um corpo simples, com uma abertura de boca central rodeada por tentáculos que picam.

http://querosaber.sapo.pt/ambiente/o-que-e-o-coral

domingo, 16 de novembro de 2014

"Pangeia"

Aqui vai o prometido...



Naquele tempo,
no tempo dos vulcões
os Dinossauros eram os mandões.

A Terra era diferente,
tinha um só Continente,
uma grande aldeia
seu nome era PANGEIA.

Tinha desertos, florestas e montanhas,
mares de corais
e rios com piranhas.

Seria perigoso
andar a passear,
os seus habitantes
deviam assustar.

Crocodilos, lagartos, tartarugas,
alforrecas, peixes e escorpiões,
cobras, insetos, aves e tubarões.

"Versão livre" (Bea 4 anos)
Autoria: Cátia Sousa - Professora Exp. Musical e Dramática
(C. Novo da Maia)

Ver mais animações aqui:

domingo, 9 de novembro de 2014

Paisagens Geológicas da nossa região

Dunas - Paisagem Sedimentar

Uma viagem pelo Litoral de Matosinhos - CMIA

 
Praia do Mindelo
"Esta praia também é conhecida por Praia de Mindelo Atlântico ... Nesta paisagem podemos ver um areal extenso e um cordão de dunas com vegetação protegido por passadiços de madeira. As dunas litorais protegem as terras do vento e do avanço do mar." (In Trabalho de uma aluna _7º2)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

GEOPESQUISA - Paisagens Geológicas

Proposta de Trabalho de Ciências Naturais (7º2ª)

Identifica o tipo de paisagem existente na região onde a tua escola se localiza.

Para isso utiliza a carta litológica de Portugal (Página 22 do manual) e observa as principais caraterísticas geológicas.
 
Tarefa a desenvolver a Pares ou individualmente
  • Pesquisa informação sobre paisagens geológicas da tua zona - região onde a escola se localiza ou onde moras, ( em alternativa, zona onde nasceste fazendo referência a isso);
  • Identifica o tipo de paisagem selecionado;
  • Descreve as principais caraterísticas desse tipo de paisagem ou dessa paisagem;
  • Tira uma fotografia, ou, se isso não for possível, procura na Internet uma imagem de uma paisagem com caraterísticas semelhantes.

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos sobre a diversidade de paisagens geológicas;
Desenvolver competências a nível da pesquisa, seleção da informação e comunicação.
Desenvolver competências a nível da utilização das TIC (podes usar os computadores da Biblioteca ou da Sala de estudo e pedir ajuda aos professores ali presentes).


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Utiliza apenas a frente de duas folhas A4 (entrega-as agrafadas):

1ª Folha - Capa da qual consta o Título, nome da Escola,( Logotipo), nome da Disciplina , nome da Professora, nome, nº e turma do(s)Autor(es) e Ano Letivo.

2ª Folha deve constar uma imagem com legenda que identifique o local, o tipo de paisagem geológica e as suas principais caraterísticas; a bibliografia/fontes utilizadas.


Especificações:


Extensão  do texto entre 50 a 100 palavras
Tipo de letra: Arial 12
Espaçamento 1,5 linhas

Data limite de entrega  - 5ª f. 16/10/2014
(15 dias a partir da data da proposta)


 Critérios de Avaliação 
 Qualidade do Trabalho:
•Produção escrita com as caraterísticas formais definidas;
•Conteúdo da produção escrita e gráfica

Bibliografia:
Antunes, C.; Bispo, M.; Guindeira, P.; (2014), Descobrir a Terra - Ciências Naturais -7ºAno, Areal Editores, Porto.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Documentário GeoPortugal


 
2009_ RTP2, UNESCO e a Farol de Ideias produziram um documentário sobre o património geológico de Portugal e o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Portugal é mar"

 
Mapa onde se mostra que 97% de Portugal
 
 
Novos territórios marítimos estão na proposta – entregue nas Nações Unidas em 2009 – de extensão da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas. Desde então, o país já pôde começar aí a exercer a sua soberania sobre o solo e subsolo marinhos.
 
 

Suécia já valoriza 99% do seu lixo

Suécia já valoriza 99% do seu lixo
Reciclagem
"Apenas 1% de todo o lixo produzido na Suécia não é valorizado, de acordo com a directora de comunicação da Swedish Waste Management, Anna-Carin Gripwell.
 ...
De acordo com o site norte-americano, existe uma “revolução de reciclagem” na Suécia, que está a levar o país para um patamar superior de gestão de resíduos. Na verdade, o país escandinavo é tão bom a gerir resíduos que tem de importar lixo do Reino Unido, Itália, Noruega e Irlanda para “alimentar” as 32 centrais energéticas que precisam de transformar os resíduos.

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